INFORMATIVO SAÚDE

Cruz das almas
A imagem pode conter: texto


Com o objetivo de alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas da doença e mobilizar os profissionais de saúde quanto a busca ativa para diagnóstico e prevenção de incapacidades, é promovido anualmente a Campanha Nacional de Luta Contra a Hanseníase no Brasil. Tendo como público a população geral homens e mulheres na faixa etária de 20 a 64 anos com filhos.

Diagnosticar é previnir, pois a hanseníase tem tratamento e cura; o diagnóstico tardio pode provocar incapacidades físicas e deformidades visíveis; Enfatizar o combate ao estigma e discriminação, pois a hanseníase não é mais uma doença como vista no passado, hoje hanseníase tem tratramento e cura.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma micobactéria, ela entra no organismo pelas vias respiratórias e se instala na pele e nos nervos. Na pele, manifesta-se como manchas brancas, rosas e vermelhas que podem se apresentar de forma mais elevada ou também como caroços vermelhos. A hanseníase é uma das doenças mais antiga da humanidade. Apresenta longo período de incubação que dura em média 2 a 7 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *