Alagoas está entre os estados com maior taxa de desocupação no 1º trimestre de 2020, aponta IBGE

Noticias
Cresce taxa de desocupação em Alagoas no primeiro trimestre de 2020, segundo IBGE. — Foto: Divulgação/ Reprodução

Cresce taxa de desocupação em Alagoas no primeiro trimestre de 2020, segundo IBGE. — Foto: Divulgação/ Reprodução

Alagoas registrou a terceira maior taxa de desocupação entre os estados brasileiros no primeiro trimestre de 2020. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) na manhã desta sexta-feira (15).

As maiores taxas foram observadas na Bahia (18,7%), Amapá (17,2%), Alagoas (16,5%) e Roraima (16,5%). Já as menores foram registradas em Santa Catarina (5,7%), Mato Grosso do Sul (7,6%) e Paraná (7,9%).

Em Alagoas, a taxa deste ano é 0,5% maior que a do mesmo trimestre de 2019. Em todo o país, 12 estados registraram aumento. A taxa de desocupação do Brasil ficou em 12,2%.

Também foi um dos maiores do país o percentual de alagoanos desalentados, aquelas pessoas que não estão trabalhando e que acabam desistindo de procurar uma vaga por acreditar que não vão encontrar emprego.

Com 15,5% de desalentados, o estado fica atrás apenas do Maranhão (17,8%). Os menores foram índices foram registrados em Santa Catarina (0,8%) e Rio de Janeiro (1,2%). No Brasil, o número de desalentados foi de 4,8 milhões de pessoas de 14 anos ou mais.

No setor privado, a taxa de empregados (pessoas com carteira de trabalho assinada) em Alagoas ficou em 63,7% no primeiro semestre deste ano. Enquanto a informalidade atinge 47,2% da população do estado com 14 anos ou mais.

A Pnad Contínua também analisou a população ocupada no país trabalhando por conta própria. No Brasil, a taxa era de 26,2%. Alagoas também se manteve estável com uma variação de 0,5%.

O IBGE também analisou o tempo de procura por emprego no Brasil, no primeiro trimestre de 2020, e divulgou os índices nacionais. Segundo a pesquisa, 45,5% dos desocupados no país estavam de um mês a menos de um ano em busca de trabalho; 23,9%, há dois anos ou mais, 12,6%, de um ano a menos de dois anos e 18%, há menos de um mês.

No Brasil, 3,1 milhões de pessoas procuram trabalho há 2 anos ou mais; essa estimativa representa queda de 7,4% em relação ao primeiro trimestre de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *