Foto: Divulgação / Sesab
A taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva para Covid-19 é inferior a 70% em quase todas as macrorregiões da Bahia. A exceção fica por conta do sul do estado, que tem 86% das suas UTIs para adultos preenchidas por pacientes contaminados pelo novo coronavírus, conforme dados publicados no fim da tarde desta terça-feira (11) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
O recuo das taxas de ocupação coincide com a abertura de diversos leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19 nas últimas semanas. Na manhã desta terça, 10 novas unidades de terapia intensiva foram entregues em Porto Seguro (veja aqui). Com isso, a região extremo-sul do estado, que por muito tempo manteve índices elevadíssimos de preenchimento de leitos (veja aqui), alcançou a marca de 58%.
As macrorregiões norte (67%), sudoeste (66%), leste (58%), centro-leste (56%), oeste (50%) e nordeste (50%) registram números que não superam 70% e já permitem, por exemplo, a liberação do transporte intermunicipal (veja aqui). Há ainda a região centro-norte, que reúne municípios como Irecê e Jacobina e possui apenas 30% de taxa de ocupação dos leitos de UTI.
A abertura de unidades de terapia intensiva só não tem provocado grandes mudanças nas taxas de ocupação da macrorregião sul, que possui ocupados 113 dos seus 132 leitos de UTI. Os hospitais contratados pela Sesab para o tratamento da Covid-19 na região estão distribuídos entre Ilhéus, Itabuna, Jequié e Valença, com preenchimento de vagas que varia de 60% a 100%.