Nove crianças e adolescentes, com idades entre um e 14 anos, foram conduzidos nesta terça-feira (21) para a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) durante uma Operação da Polícia Civil contra o trabalho infantil, em Salvador.
De acordo com a polícia, todas as crianças e adolescentes acolhidas estavam expostas a exploração do trabalho infantojuvenil. As investigações apontaram que elas vendiam produtos nas ruas e ficavam em situação de mendicância.
Segundo informações da Polícia Civil, a “Operação Cinderela” tem o objetivo de retirar vítimas da exploração do trabalho infantojuvenil e em vulnerabilidade social das ruas. As ações aconteceram nos bairros da Pituba e Caminho das Árvores, além das Avenidas ACM e Barros Reis.
Os trabalhos foram feitos por policiais da Dercca e Núcleo de Inteligência (NI) do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), com o apoio dos agentes de proteção da 5ª Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Conforme os levantamentos da Dercca, diversas pessoas envolvidas com estas práticas já foram cadastradas pelo Serviço de Abordagem Social, da Secretaria Municipal de Promoção Social (Seas/Sempre).
Adultos foram conduzidos para a delegacia e responderão a um inquérito policial por exploração do trabalho infantojuvenil. A quantidade de adultos levados para unidade policial não foi divulgado. As famílias das crianças serão advertidas e, conforme a especificidade de cada caso, a vítima será encaminhada para um abrigo.