Presidente do PT-BA afirma que Rui Costa deve assumir Casa Civil no governo Lula

Noticias
Imagem sobre Presidente do PT-BA afirma que Rui Costa deve assumir Casa Civil no governo Lula

Foto: Reprodução / Youtube

O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, afirmou que o atual governador do estado da Bahia, Rui Costa (PT) deve assumir a Casa Civil no futuro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. O petista também não garantiu a permanência de Jaques Wagner (PT) no Senado e sinalizou que os outros nomes baianos devem assumir pastas no governo federal, mas não citou nomes.

“Acho que Rui vai pra Casa Civil mesmo. Nós estamos debatendo com a equipe de transição e com Lula. Wagner tem uma capacidade reconhecida pelo Brasil inteiro e claro que pode contribuir para o governo, mas estamos vendo o cenário, se o momento é agora na chegada ou vamos esperar um pouquinho”, afirmou Éden.

A chegada de Rui na Casa Civil é alvo de críticas de uma ala do PT, principalmente de São Paulo. As duras críticas feitas ao governador da Bahia são de que ele não teria domínio de temas nacionais para chefiar a Casa Civil e não teria bom trânsito na classe política (veja mais aqui).

RUI COSTA NA ELEIÇÃO DE JERÔNIMO

O presidente do PT também comentou sobre o papel de Rui Costa na eleição de Jerônimo ao governo do Estado. Éden declarou que o atual governador teve papel fundamental na manutenção de apoios de prefeitos do PP a Jerônimo.

O petista falou sobre rumores de uma suposta saída de Rui do governo para disputar uma cadeira no Senado e afirmou que, além de evitar uma “instabilidade” do vice João Leão (PP), a permanência dele no cargo foi importante para ter força política para emplacar a campanha de Jerônimo.

“Ter Rui sentado na cadeira era fundamental porque era o próprio governador. Se não fosse ele sentado na cadeira ia conseguir segurar os prefeitos do PP que a gente segurou? Eles romperam com 90 prefeitos e levaram quantos? 20? O resto foi Rui que conseguiu segurar”, explicou Éden.

O dirigente ainda comentou sobre a hipótese aventada antes da definição da chapa governista, quando o governador poderia ser candidato a senador em 2022. “Esse debate de Rui no Senado aconteceu, mas tinha a incógnita de João Leão. A tese que ganhou foi que, por conta da instabilidade do vice, não dava pra sair. Além disso, como o indutor da eleição sentado na cadeira é mais importante ainda, as pessoas vão querer saber a opinião do governador”, completou Éden.

RUI NO SENADO

Em maio do ano passado, o Bahia Notícias apurou com uma fonte que acompanhava o possível processo de Rui no Senado. Naquele momento, o governador não sabia se deixaria o Palácio de Ondina antes do fim do mandato, uma vez que, para concorrer a algum cargo eletivo, ele precisaria se afastar do governo (relembre aqui).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *