/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/c/X/HBc28kTBOWKQr6Md6cLA/whatsapp-image-2021-03-12-at-17.45.28-1-.jpeg)
O incêndio que atinge a reserva indígena da Aldeia Velha, em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, no sul da Bahia, já queimou mais de 200 hectares de vegetação nativa. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (12) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que está reforçando equipes de combate ao incêndio no local.
De acordo com a SSP-BA, quarenta bombeiros dos 4º, 5º, 6º e do 18º Grupamentos de Bombeiro Militar (GBMs/Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas) e oito policiais do Grupamento Aéreo (Graer) da PM trabalham para combater o fogo que ocorre desde a última quinta-feira (4), segundo informou a brigada de incêndio Pataxó.
Indígenas que moram na região auxiliam as equipes a chegar nos locais, de difícil acesso. Não há informações sobre as causas das chamas e nem há registro de feridos.
Duas aeronaves do Programa Bahia Sem Fogo foram encaminhadas para a região na quarta-feira (10). As equipes utilizam viaturas auto incêndio florestal (AIF), carros-pipas, um helicóptero e uma motobomba d’água, aparelho que leva água de lagos e rios para a região de incêndio.
De acordo com informações da SSP-BA, o fogo atinge 200 hectares de uma área total de 2.100 hectares, e está sendo debelado pelos bombeiros com abafadores, enxadas e mochilas costais.
Também são utilizados no local do incêndio, um trator com retroescavadeiras, máquinas patrol e um caminhão pipa.
De acordo com a brigada de incêndio Pataxó o fogo teria começado em uma área da reserva indígena onde moram cerca de 350 famílias, no entanto, as casas ficam longe da área atingida pelo fogo.