Em coletiva, Secretaria de Saúde afirma haver mais uma falsa médica, não revela nome da acusada na CPI; mas tranquiliza a população

Noticias

*Crédito da Foto: Assessoria de Comunicação

A Secretaria da Saúde do município de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, convocou a imprensa para uma entrevista coletiva no começo da tarde desta quarta-feira, para falar sobre o andamento das apurações que tenta identificar a suposta falsa médica, acusada pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), de ser responsável pelo óbito de um paciente em abril deste ano. Além disso, foi revelado novo caso de outro pessoa, também ter se passado por médica e atendido no Centro de Covid, em outubro do ano passado.

Participaram do encontro que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, a secretária interina da Saúde, Kaliane Ferreira, o diretor médico Vitor Lúcio Alves e o Procurador Geral do Município, Mauro Teixeira Barretto.

De acordo com doutor Vitor Lúcio Alves, as investigações sobre a médica acusada de falsidade ideológica por usar o nome de Alana Moreira Sena Ferreira e ser acusada pela morte de Ronaldo Conceição Teles, estão com o MP (Ministério Público) e PF (Polícia Federal) e Polícia Civil, por isso ainda não pode dar mais detalhes. Sobre a contratação da suspeita, ele reforçou ser de responsabilidade do coordenador médico, Henrique Calhau.

Apesar de a CPI reclamar que a secretaria atrasou o enviou de alguns documentos solicitados, o Procurador rebateu, assegurando que tudo o que foi pedido, foi entregue. Até mesmo na convocação dos profissionais, “teve caso de alguns serem convocados na segunda-feira e na quarta já comparecer“, disse.

Mas a principal novidade da coletiva, foi a revelação de outro caso de falsidade ideológica ocorrido na Secretaria de Saúde do Município em 2020. Segundo o diretor, ao analisar os prontuários da época, detectou que uma pessoa havia assinado, usando o carimbo e documento da médica Nara Djane Barbosa Novais, CREMEB 23333. Confira no final da matéria, o vídeo com a doutora Nara Djane, que aleganunca ter passado por Cruz das Almas.

A nova secretária de saúde, declarou ter sido informada sobre esse novo caso e desde o dia 28 de agosto, iniciou a apuração em documentos no Centro de Covid, onde médicos registraram presença em outubro passado, porém, não encontrou a escala dos profissionais no período. “Mas naquele momento alguns nomes nos chamaram a atenção e mediante a isso, fizemos alguns contatos através do CREMEB e chegamos a informação de uma possível falsa médica”. Segundo ela, após investigação interna, chegou até a médica Nara Djane, na cidade de Petrolina (PE).

Tranquilizando a população

A divulgação das investigações da CPI na semana passada, gerou grande repercussão. O fato de haver uma falsa médica atendendo no município, deixou muita gente preocupada. E apesar de, na coletiva de hoje, ter sido revelado haver uma segunda suspeita de atuado irregularmente no setor, o pessoal da Secretaria de Saúde, tranquiliza a população, dizendo que tudo está sendo resolvido.

A gente tem que trabalhar pensando nisso. A população tem que ficar em paz” disse o diretor médico. Por sua vez, a secretária Kaliane Ferreira reforçou: “esse é o nosso principal objetivo, nesse momento, diante de tudo que foi exposto, é garantir à nossa população de Cruz das Almas e também à nossa regional, que nós estaremos empenhados de oferecer um serviço de qualidade para todos“.

A Secretaria informou ainda, que “o município já tomou algumas providências para que a investigação seja realizada sobre o comando da polícia e da justiça. Além do boletim de ocorrência, na Polícia Civil, também foi enviada Notícia Crime ao Ministério Público Federal e também à Polícia Federal, para apurar a possibilidade da atuação de uma quadrilha na região”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *